Eu nem sempre gostei de beterraba. Na minha casa, quando criança, não tínhamos o saudável hábito de comer beterraba, nem cenoura, nem abóbora (jerimum), aliás, nem verduras! Isso me parece hoje incomum, visto que a minha mãe vinha de um interior onde se praticava a agricultura rudimentar, de subsistência mesmo. Mas pq não plantavam essa raiz que hoje adoro levar a mesa para a minha família? Bem, quando comi pela primeira vez (em sopa), foi uma revelação! A minha língua ficou apaixonada por esta maravilha; quase não consegui parar de comer! Na época eu contava com 11 anos de idade e, de lá pra cá, só aumentou a minha paixão por essa maravilha (até o suco com laranja ou limão, eu faço)! A receita abaixo, eu encontrei para preservar ainda mais essa linda raiz, pois algumas vezes elas desaparecem do supermercado ou ficam velhas e moles. Mais informações sobre a Beterraba? INFORMAÇÕES
A beterraba é uma raiz utilizada na culinária e, principalmente na Europa, para a produção de açúcar.
Possui um formato semelhante a um pião e sua casca é de cor vermelha.
A beterraba possui uma grande quantidade de açúcares.
A beterraba é uma excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B.
Cada 100 gramas de beterraba possui, em média, 50 calorias.
Os principais sais minerais encontrados neste legume são: fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro.
A safra da beterraba ocorre entre os meses de agosto e fevereiro.
É muito utilizada na culinária para saladas, sucos e sopas.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: PlantaeDivisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amarantaceae
Gênero: Beta
Vamos a receita.
(Com a ajuda do livro bola completa de Preservação Home)
3 1/2 quilos de beterraba, bem lavadas
4 xícaras de vinagre branco
2 xícaras de água
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de sementes de cominho
2 colheres de chá de pimenta preta inteira
Coloque as beterrabas em uma panela grande. Cubra com água, tampe e deixe ferver. Abaixe o fogo médio e cozinhe até ficarem macias ( cerca de 30 minutos). Escorra as beterrabas e enxague-as sob a água. As cascas devem sair facilmente.
Esterilize seus potes de conserva agora se você não começou ainda. Certifique-se então de que possui frascos prontos para encher com 4 litros 1/2
Misture o vinagre, a água e o açúcar em uma panela grande. Leve à fervura, mexendo delicadamente para dissolver o açúcar. Mantenha-o em fogo baixo até que esteja pronto para usá-lo.
Corte as beterrabas em pedaços pequenos. Encha os frascos com as beterrabas e adicione uma pitada de sementes de cominho e pimenta para cada frasco. Encha o vidro com a solução salina quente sobre as beterrabas, permitindo que sobre um espaço da borda. Seque a borda do recipiente, vire o vidro já tampado para baixo e ferva por 30 minutos em banho maria. Esfriou. É só guardar na geladeira (de preferência). Deixe para usar depois de uns três dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário