Os recipientes de vidros são os mais indicados para acondicionar alimentos, pois não acumulam resíduos.
Os cuidados com os alimentos devem ser observados desde o momento da compra até o seu consumo. Pensando nisso, a etapa de armazenamento é de extrema importância para que sejam garantidas a qualidade e a segurança dos alimentos a serem consumidos.
O contato de um alimento cru com outro já cozido, por exemplo, pode causar a contaminação cruzada, que ocorre quando o item cru transfere sua carga de bactérias para o que já passou pelo processo de cocção, um inibidor da ação de organismos que comprometem a saúde.
A especialista em qualidade dos alimentos Dafna Kann* dá algumas dicas sobre como acondicionar os alimentos de maneira apropriada:
- Frutas, verduras e legumes devem ser guardados na parte inferior da geladeira, de preferência embalados em sacos plásticos limpos dentro das gavetas.
- No caso de produtos armazenados em temperatura ambiente, deve-se respeitar as indicações da embalagem. Geralmente os produtores recomendam que o local seja seco, fresco e sem incidência de luz, para evitar alterações nas características dos alimentos. É muito importante atentar para o modo de conservação e validade do produtos após abertos.
- A mesma regra vale para os itens acondicionados em refrigerador ou congelador, como os iogurtes e sorvetes respectivamente. Observe sempre as orientações dos fabricantes.
- Independentemente do local e da temperatura de armazenamento, mantenha sempre todos os alimentos bem embalados deixando um espaço para circulação de ar entre eles.
- A maior parte dos itens pode ser mantida em sua embalagem original, exceto aqueles comprados em caixas de papelão. Os produtos enlatados, após abertos, também devem ser transferidos para outros recipientes.
Segundo a nutricionista, os potes plásticos são os materiais mais utilizados para guardar alimentos e, de maneira geral, possuem vedação adequada. O ponto fraco é que muitos acabam acumulando odor e sabor das preparações. “O vidro tem grande vantagem por manter melhor as características sensoriais dos produtos e por não acumular resíduos de itens armazenados anteriormente. Além disso, é um material quase 100% reciclável”, diz Dafna. “As desvantagens do vidro são o peso e a facilidade de quebrar”.
As sobras de alimentos também podem ser armazenadas de forma segura. “Caso tenham permanecido pouco tempo expostas à temperatura ambiente (cerca de 30 minutos) e a temperatura da geladeira permaneça por volta de 4 °C, pode-se considerar os seguintes prazos de validade: 4 dias para arroz
X
ArrozHá registros de cultivo de arroz há mais de 5.000 anos, na literatura chinesa e em todos os escritos hindus, da Índia.De lá para cá, o alimento tornou-se o mais popular e um dos mais consumidos no mundo, de acordo com a FAO, braço da ONU que trata da alimentação mundial. Grandes e populosas nações, como Índia e China, têm como base da alimentação este grão que é cultivado em 113 países.
[Saiba mais]
, feijão e massas sem recheios; 3 dias para saladas; 4 a 5 dias para verduras cozidas; 3 dias para carne cozida; 1 dia para peixe”, ensina a especialista.
A manutenção do refrigerador e do congelador também fazem a diferença quando o assunto é segurança alimentar. Os equipamentos devem ser limpos periodicamente e as portas devem permanecer bem fechadas, com a vedação intacta. Um técnico deve ser chamado sempre que ocorrerem alterações de temperatura ou barulhos incomuns.
*Dafna Kann é nutricionista, especialista em qualidade dos alimentos e diretora da Qualinut.
Nenhum comentário:
Postar um comentário