
Lembro de quando criança, detestar comer! Se eu estivesse brincando então, nada de comida! Para mim, leite era o alimento mágico, fácil de engolir e rápido, não atrapalhava a minha leitura, desenho ou mesmo a brincadeira que acontecesse no momento. Isso me rendeu uma infância estilo "Twing", sabe aquela modelo dos anos 60, magérrima?! Mas, quando casei e tive filhas, me apaixonei por nutrição; primeiro a infantil, depois, tudo o que envolve a nutrição do ser vivo. Lógico que após o advento da Internet, a paixão só tem aumentado, tanto que fiz curso de Gastronomia no SENAC e pretendo cursar Nutrição.

A alimentação que coloco a mesa todos os dias tem que ser saudável e gostosa - não aceito produtos industrializados e mal preparados. Tudo tem que ser feito na hora, fresco e delicioso, observando todo o sistema que envolve uma boa refeição. Para retratar todo o meu amor pela culinária saudável, deixo para vocês uma maravilha de vinagrete de beringela, que pode acompanhar salada de legumes crus (cenoura, beterraba, repolho), bem fininhos ou a própria beringela grelhada. Uma delícia! Carne? Pra quê?
Corte uma fatia grossa de beringela sem casca, em minusculos cubinhos. Reserve com um pouco de sal. Pique metade de uma cebola roxa (pequena) em cubinhos. + um cubo pequeno de bacon (ele só vai aromatizar o refogado, depois de pronto é descartado), uma pitada de orégano e azeite de oliva para refogar. 1 pitada de açucar demerara e 1/2 xic (chá) de água ou vinho branco seco.
Refogue bem até amolecer e ficar caramelado; se precisar coloque mais líquido aos poucos. Deixe amornar, adicione mais um pouco de azeite e sirva. Fica excelente com os legumes crus.