A receita abaixo eu encontrei no http://pat.feldman.com.br espero que outras avós ou mães, vejam e sintam a diferença.
Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem (tenho comprado o meu na Casa Santa Luzia, já que perdi o importador direto…)
1 cebola roxa médica finamente picada (pode usar cebola comum, eu só usei a roxa porque era o que tinha em casa e achei que daria um colorido a mais)
2 cenouras médias descascadas e picadas em cubinhos
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1 abobrinha brasileira descascada e picada em cubinhos
1 chuchú descascado e picado em cubinhos
1 litro de caldo de frango caipira caseiro (CLIQUE AQUI se você preferir encomendar seu caldo pronto, direto da minha cozinha)
sal e pimenta do reino à gosto
1 colher de sopa de raspas da casca de limão
1 xícara de cebolinhas picadas
1 xícara de arroz integral básico
Modo de Preparo:
Em fogo médio, numa panela grande, derreta a manteiga e o óleo de coco. Junte a cebola e refogue, mexendo ocasionalmente, até que a cebola amoleça (leva uns 5 minutos).
Junte as cenouras e em seguida o gengibre, mexendo ocasionalmente. Junte a abobrinha e o chuchú e mexa bem para que todos os ingredientes se misturem e comecem a amolecer.
Junte o caldo de frango e o sal. Espere a sopa ferver, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que o caldo reduza um pouco.
Desligue o fogo, junte pimenta do reino à gosto (recomendo moer a pimenta na hora, ela é infinitamente mais saborosa e perfumada) e as raspas de limão. Tampe.
Na hora de servir (que pode esperar um pouco, assim a sopa não estará fervendo – missão impossível nesse calorão), junte as cebolinhas e o aroz integral.
Bom apetite!!
A propósito, em alguns dias eu terei um divertido desafio pela frente: a reforma em casa finalmente chegará até a cozinha, então teremos cerca de 1 mês sem fogão aqui em casa. A geladeira e o freezer continuarão funcionando, no meio da minha sala… Caldos caseiros eu terei bastante, estou preparando “fornadas” extras.
O desafio vai ser comer em casa durante cerca de um mês sem fogão. Teremos com certeza muitas opções frias e cruas. Uma grelha elétrica talvez me ajue a matar a vontade de comer um filé ou coisa do tipo. A idéia é continuar fazendo a enorme maioria das refeições em casa mesmo, e aqui pelo site e principalmente pelo Twitter vocês poderão acompanhar minhas idéias e “jeitinhos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário