Alimentação correta é aquela formulada a partir de frutas, legumes e vegetais frescos (orgânicos - de preferência); mas, como fazer essa opção caber dentro de um orçamento já apertado, uma vez que esses ingredientes custam mais que os convencionais? Se eu pudesse realmente contar com eles, eu faria sem pestenajar! Mas aqui onde moro, são poucas as opções e como falei antes, quando existem, são bem mais caros!
Razões obvias existem para escolhermos alimentos orgânicos.
- A compra de produtos orgânicos não trazem produtos tóxicos ao nosso organismo e nem àqueles que trabalham no cultivo desses alimentos.
- A carne de animais tratados com ética, criados em ambientes naturais, nos oferece alimentos mais nutritivos sem hormônios ou qualquer outra substãncia nociva a nossa saúde.
O que fazer se são mais caros?
Ora! Não podemos deixar de nos nutrir com alimentos bons só porque custam um pouco mais! Pequenos ajustes no orçamento familiar e no estilo de vida, podem nos garantir acesso a uma vida muito mais feliz!
Aqui estão algumas maneiras de obter alimentos saudáveis na sua dieta, dentro do seu orçamento.
1. Coma menos carne.
Não há maneira de contornar isso - um produto de origem animal sem hormônio, mais. A boa notícia é que comemos mais carne do que realmente precisamos. Comprar mesmo que seja caro e consumir menos é uma excelente maneira de equilibrar os custos.
2. Preferir grãos e legumes.
Baratos e altamente nutritivos - Além disso, saciam bem a maioria das pessoas e então, a carne consumida, diminui. Se você for consumir cereais e feijões em sua cozinha, observe algumas dicas importantes.
- Todos os grãos cozinham basicamente da mesma maneira. Se você está acostumado a cozinhar arroz, tem todo o know-how para tentar diferentes grãos. Os mais nutritivos como a quinoa são de textura mais leve, já a cevada é mais forte, saciando mais intensamente.
- Deixar o arroz de molho em água por pelo menos sete horas ajuda a remover o ácido fítico (que pode impedir a absorção de minerais importantes durante a digestão). Além disso, a lavagem quinoa é útil para remover um pesticida natural que pode conferir sabor amargo quando cozido.
- Feijões enlatados em nossa casa para a conveniência. Infelimente aqui não temos a versão orgânica.
3. Compre a granel.
Comprar a grosso pode economizar muito dinheiro. Você pode comprar grãos, massas, frutas secas, nozes e farinhas. Só observe se são orgânicos. Você pode escolher a quantidade ideal para sua família (a granel não significa você precisa de 25 quilos de arroz de uma vez!), o peso fica mais em conta.
4. Faça escolhas inteligentes em produtos orgânicos.
Lembre-se, algumas frutas não orgânicas apresentam alto teor de agrotóxicos; abaixo uma lista dos campeões;
- Pêssegos
- Maçãs
- Pimentão doce
- Aipo
- Nectarinas
- Morangos
- Cerejas
- Peras
- Uvas
- Espinafre importados
- Alface
- Batatas
5. Limpe para diminuir os pesticidas
Para a maioria de nós, a realidade é que não dá pra comer organcios toda hora - opções de orgânicos não estão sempre disponíveis, e às vezes o custo é alto demais.
Então, lave-os bem.
Um produtos caseiro e rápido é mergulhar partes iguais de água e vinagre branco, ou você pode usar uma lavagem veggie como Environne (importado), que remove produtos químicos da superficie. Os pesticidas foram desenvolvidos para ser resistentes à água (eles têm que ficar no produto mesmo quando chove), apenas a água, muitas vezes não será suficiente para retirar produtos químicos.
6.Compre de produtores locais
Uma coisa bem dificil para nós do Nordeste brasileiro, mas se vocêconseguir ter acesso a essa modalidade, pergunte aos agricultores como crescem os seus alimentos - às vezes, os alimentos são pulverizados (ou não pulverizados), pois o custo da certificação orgânica é muito alto.
7. Investir em um programa comunitário de Agricultura sustentável
Se você realmente tiver essa oportunidade, terá a sorte de receber parte da colheita de uma fazenda local, com caixas semanais de frutas e vegetais frescos.
(http://simplemom.net/11-tips-for-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário